3º Aniversário – Unidade de Convalescença

A Unidade de convalescença da Casa de Saúde São Mateus celebra a 15 de janeiro de 2022 o seu 3.º aniversário.

Única unidade da tipologia da ECL Dão-Lafões, e única no distrito de Viseu integrada na ARS-Centro, conta desde a sua abertura com 25 camas para um tempo de internamento de 30 dias (que poderá ser prorrogado consoante critérios clínicos), apresentando uma taxa de ocupação global em torno de 90%.

Tem como objetivos a prestação de cuidados da saúde no âmbito da reabilitação, assim como a continuidade de cuidados médicos pós-agudos, inviáveis de serem prestados em ambulatório, reforçando desta forma a capacidade de resposta das unidades hospitalares diferenciadas de agudos.

Para tal conta com uma equipa multidisciplinar altamente capacitada, vocacionada e motivada. Verdadeira essência da “unidade”, esta equipa é constituída por médicos internistas e fisiatra, enfermeiros, técnica superior de serviço social, psicóloga, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, terapeuta da fala, nutricionista, assistentes operacionais e animadora sociocultural.

Apesar da vertente de continuidade de cuidados pós-hospitalares, a unidade de convalescença é uma unidade também aberta e pronta a orientar o doente de ambulatório, como, por exemplo, o doente submetido a cirurgia de ambulatório ou no âmbito do SIGIC (necessitando para tal de referenciação através dos cuidados de saúde primários).

Tendo atravessado mais de metade do seu tempo de funcionamento sob a pandemia de COVID19, foi um desafio constante a readaptação de processos para dar a melhor resposta sanitária, sem descuidar a qualidade de cuidados que os utentes necessitam e merecem!

Com o arranque do terceiro ano de funcionamento novos desafios se avizinham… Levar a gestão pandémica avante de forma eficaz até ao seu términus, potenciar a capacidade da unidade enquanto espaço de ensino pré e pós-graduado (de todas as valências da mesma), evoluir em novas modalidades terapêuticas (como, por exemplo, a introdução de um esquema de controlo glicémico com análogos de insulina de ultima geração), otimizar a abordagem sócio-psico-emocional aos utentes e cuidadores e entre estes, são alguns dos desafios a que a equipa se propõe responder no ano que inicia.

Cumprindo estas premissas, estamos certos que manteremos e otimizaremos os níveis de sucesso, qualidade, humanização e excelência de cuidados prestados. Porque mais do que uma equipa… somos uma família!

Logo_UCC

Dr. Pedro Ribeiro – Diretor Técnico

& Equipa Multidisciplinar

Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Convalescença CSSMH