A Imagiologia, perspectiva actual
É impossível calcular o nº de exames de imagem que diariamente se fazem em todo o mundo.
Destes exames todos serão necessários?
Certamente que não, mas basta atentar que numa simples radiografia do punho é possível determinar a idade óssea, avaliar a anatomia osteoarticular e possíveis alterações desta, avaliar alterações de natureza traumática, degenerativa, metabólica, inflamatória ou infecciosa ou suspeitar de lesões tumorais primitivas, locais ou disseminadas.
A mamografia, outra das áreas da Imagiologia, é ainda hoje o exame de primeira linha no rastreio do cancro da mama, pela facilidade, baixo custo e sensibilidade na detecção de lesões suspeitas ou potencialmente malignas.
A ecografia, que acompanha todos os indivíduos desde a conceção, permite uma utilização generalizada a quase todos os órgãos e sistemas do corpo humano, sem qualquer espécie de contra-indicação e a sua sensibilidade supera em alguns exames os 90%.
A tomografia computorizada e a ressonância magnética, são hoje indispensáveis no estadiamento das doenças oncológicas, no planeamento pré-operatório e follow-up pós-operatório, na patologia músculo-esquelética, torácica, abdominal e pélvica, na patologia da cabeça, pescoço e coluna vertebral e cada vez mais utilizadas na radiologia de intervenção, quer com intuitos diagnósticos, quer terapêuticos.
A radiologia de intervenção quer por TC e RM mas também por ecografia, contribui cada vez mais para o diagnóstico e a redução da morbilidade dos actos médicos, permite a redução dos tempos de internamento e a sua utilização em ambulatório ou em cirurgia diferida.
Por último são ainda exames da Imagiologia os exames radiográficos com contraste, que embora agora menos utilizados, são ainda importantes em casos específicos.
Interessam ainda à Imagiologia áreas como a protecção das radiações ionizantes ou a utilização cada vez mais frequente da telerradiologia. Assim passados mais de 100 anos sobre a descoberta do RX por William Roentgen, podemos dizer que é possível realizar exames de imagem sem clínica, mas que é impossível fazer clinica sem exames de imagem!
Dr. António Ângelo
Coordenador da Imagiologia CSSMH
Médico Radiologista
Últimas Notícias
- Resistência a Antibióticos: Uma Preocupação de Saúde pública mundial
- Cancro da Próstata: Os Homens também choram
- Dia Mundial da Terapia Ocupacional
- Anquiloglossia: sabe o que é?
- 6º Aniversário da Unidade de Pediatria da Casa de Saúde São Mateus Hospital
- Desafios na Amamentação: A Abordagem do Terapeuta da Fala
- Junho – Mês da Criança e do Adolescente – Ciclo de Workshops CSSMH
- Síndrome Intestino Irritável – o impacto da dieta
- O que é isso de ser Mãe?
- Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho – Corta com os Acidentes, Trabalha com Segurança