Dia Internacional do IBCLC

A Organização Mundial de Saúde recomenda a amamentação exclusiva até aos seis meses de vida e a sua continuação junto com outros alimentos até aos dois anos ou mais.

Amamentar é algo que está ao alcance da enorme maioria das mães que desejam fazê-lo. No entanto, sabemos que surgem muitas vezes dificuldades ou dúvidas que podem pôr em risco o sucesso do projecto de amamentação e gerar ansiedade e angústia nas mães que sonharam amamentar.

Frequentemente, os aconselhamentos que recebem dos diferentes profissinais de saúde, juntam-se à miríade de opiniões alheias, o que pode conduzir a mais confusão e falta de confiança aos recém-papás!

Um bom suporte informativo e o apoio efectivo de especialistas de amamentação são fundamentais para ajudar as mães a superarem as dificuldades e prosseguirem o seu projecto de amamentação com confiança e tranquilidade.

Em Portugal, a formação curricular dos profissionais de saúde na área da ciência da lactação humana é insuficiente, não respondendo às necessidades das mães e bebés no apoio à amamentação. A formação em Aleitamento Materno requer um elevado conhecimento baseado na evidência científica, da fisiologia da lactação, das competências bio-comportamentais da criança e da mãe, dos riscos da alimentação artificial e uma postura ética no papel de facilitador, para além da experiência prática.

Em resposta a estas necessidades, em 1985, surgiu uma nova profissão na área da saúde: o Consultor de Lactação, conhecido internacionalmente como IBCLC (International Board Certified Lactation Consultant).

Os Consultores de Lactação, IBCLC, são profissionais que trabalham na divulgação e apoio à amamentação, sendo certificados a nível internacional. Apenas os IBCLC são reconhecidos pela International Lactation Consultant Association – ILCA – e por todas as outras associações para consultores de lactação que existem no mundo. O seu trabalho cumpre um código de ética e um padrão de procedimentos, o que garante, a quem recorre aos seus serviços, um atendimento dentro dos mais elevados níveis de cuidados prestados. Os IBCLC têm de possuir muitas horas de formação contínua específica na área da amamentação, tem de comprovar 1000 horas de trabalho directo com mães que amamentam, e têm de ser referenciados por entidades reconhecidas, sendo sujeitos a um rigoroso exame. OS IBCLC têm que se manter constantemente actualizados, pois são avaliados periodicamente, para que ofereçam o melhor, e mais actualizado apoio às mães que a eles recorrem.

Em países como os da América do Norte, Austrália e norte da Europa, os Consultores de Lactação trabalham em maternidades e unidades de neonatologia, contribuindo para o aumento da taxa de amamentação exclusiva e da duração da amamentação. Ajudam a reduzir os custos associados à saúde, reduzindo o número de consultas, internamentos e absentismo laboral. No caso de bebés prematuros ou com necessidades especiais, fornecem as melhores respostas e soluções.

Existem mais de 28.000 profissionais em 105 países com o Certificado Internacional de Consultor em Lactação.  Em Portugal, atualmente, existem apenas 24 Consultores de Lactação, IBCLC. A quase totalidade destes encontra-se a trabalhar na região de Lisboa.

Agora, também na Região Centro, podemos contar com esta resposta para as nossas mães e bebés!

Drª. Inês Santos - Pediatra

Drª Inês Santos

Coordenadora da Unidade de Pediatria CSSMH

Consultora Internacional de Lactação (IBCLC) pelo International Board of Consultant Examiners