Dia Mundial da Terapia Ocupacional

No dia 27 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Terapia Ocupacional, área da saúde que tem vindo ao longo do tempo a ganhar reconhecimento e valorização.

A Terapia Ocupacional atua na prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas cuja capacidade para realizar e se envolver em atividades do dia-a-dia, foi afetada por eventos traumáticos, cirúrgicos, doenças ou alterações genéticas.

O Terapeuta Ocupacional tem como objetivos, promover a autonomia e independência das pessoas, reabilitando a sua funcionalidade por meio de atividades terapêuticas, facilitando o retorno às rotinas diárias. Previne, também incapacidades, adapta o ambiente e as tarefas às necessidades do Utente e recomenda ajudas técnicas, que visam melhorar a qualidade de vida e o bem-estar global do indivíduo.

Um Terapeuta Ocupacional, através da sua avaliação, fornecerá as estratégias adequadas a cada pessoa, individualizadas consoante as necessidades em cuidados, nomeadamente, alterações cognitivas e/ou físicas, para que esta se possa adaptar ao seu meio envolvente e volte a realizar as tarefas de forma autónoma. Desta forma, poderá, de acordo com os objetivos, criar estratégias terapêuticas que promovam a autonomia do Utente.

De acordo com o Decreto-Lei nº 261/93, de 24 de julho, que regula o exercício das atividades dos profissionais de saúde, a Terapia Ocupacional tem como função avaliar, tratar e habilitar a pessoa com disfunções, visa promover a sua autonomia e desempenho em atividades pessoais, sociais e profissionais, prevenindo incapacidades e, se necessário, desenvolver ajudas técnicas para melhorar a qualidade de vida.

Deve procurar um Terapeuta Ocupacional quando apresenta dificuldades em realizar tarefas comuns da vida diária ou atividades necessárias para a vida em comunidade.

Procure um Terapeuta Ocupacional, ele pode fazer a diferença na sua vida!

 

Catarina Moreira – Terapeuta Ocupacional CSSMH