Cirurgia Vascular
Corpo Clínico
É a especialidade médica vocacionada para doenças da circulação, incluindo o diagnóstico e tratamento das doenças das artérias, veias e vasos linfáticos.
A doença venosa: é a área desta especialidade mais conhecida e afeta uma percentagem elevada da nossa população. Causa desconforto, edema (“inchaço”), dor e cansaço nas pernas, são responsáveis por importantes alterações estéticas e, nas formas mais graves e complicadas, podem ser responsáveis por absentismo laboral. São várias as suas manifestações e formas de apresentação, destacando-se:
– Varizes dos membros inferiores.
– Trombose venosa profunda (TVP).
– Trombose venosa superficial (“tromboflebite”).
– Úlcera de estase. Vulgarmente designada de úlcera varicosa. Aparece em doente com varizes ou com TVP antiga (o síndrome pós-flebítico) e afeta 1% da nossa população.
A doença arterial: envolve, sobretudo, patologias em que ocorre um desgaste das artérias e estas deixam de transportar eficazmente o sangue que nutre/ irriga o corpo. Relaciona-se com outras doenças como a hipertensão arterial, a diabetes e elevação do colesterol e com hábitos tabágicos. Inclui:
– Doença aterosclerótica
– Doença aneurismática
A doença linfática causa quadros de edema crónico nos membros sobretudo associados a tratamentos de cancro (um exemplo é o edema do membro superior associado ao cancro da mama) ou a traumatismo (como acontece em fraturas das pernas).