Provas Funcionais Respiratórias

As provas funcionais respiratórias são vocacionadas para o diagnóstico, avaliação e acompanhamento de doenças do aparelho respiratório, tendo como aspeto fundamental fazer uma avaliação detalhada da função pulmonar e das vias respiratórias.
Permite o estudo e acompanhamento de doenças como a asma, bronquite crónica e enfisema pulmonar.

Espirometria

A Espirometria é um exame simples, indolor e não invasivo que permite avaliar volumes de ar inspirados e expirados, bem como os fluxos ou débitos respiratórios resultantes das manobras utilizadas para a medição desses mesmos volumes.

Com a realização deste exame é possível não só avaliar a gravidade da patologia respiratória existente como também o seu progresso, tendo também uma importância significativa no estudo da terapia a aplicar e na observação da eficácia da mesma.

Neste exame é possível detetar e observar o grau de obstrução das vias aéreas, bem como detetar indícios de restrição pulmonar, tendo particular importância no diagnóstico de patologias como DPOC, asma, doenças do interstício pulmonar, entre outras.

Pode ainda ser incluída uma nova prova com recurso a um broncodilatador, dada pelo nome de prova de broncodilatação, que consiste na repetição do primeiro exame após a inalação de um fármaco, permitindo avaliar o grau de reversibilidade da obstrução das vias aéreas.

Para a realização deste exame o paciente deverá:

– Não realizar exercício físico 30 minutos antes do exame;

– Não fumar 1 hora antes do exame;

– Não ingerir uma refeição pesada nas 2 horas que precedem o exame;

– Cessar a terapia broncodilatadora (apenas com indicação médica).

Pletismografia

Assim como a Espirometria, a Pletismografia consiste num exame complementar de diagnóstico que permite a medição de volumes pulmonares, mas de uma forma mais detalhada. Neste exame é possível medir tanto os volumes pulmonares do paciente como também a resistência das vias aéreas, ou seja, a resistência que as nossas vias aéreas oferecem à passagem do ar durante a nossa respiração.

Permite igualmente a deteção e avaliação da existência de restrição ou insuflação pulmonares, sendo posteriormente complementada com a espirometria.

Esta prova também está sujeita a avaliação com recurso a broncodilatador.

Para a realização deste exame o paciente deverá:

– Não realizar exercício físico 30 minutos antes do exame;

– Não fumar 1 hora antes do exame;

– Não ingerir uma refeição pesada nas 2 horas que precedem o exame;

– Cessar a terapia broncodilatadora (apenas com indicação médica).

Oscilometria de Impulso

A Oscilometria de Impulso permite a avaliação da resistência das vias aéreas. Através da geração de impulsos provocados por um dispositivo próprio alocado ao aparelho usado para realização de manobras respiratórias, são medidas e regionalizadas as resistências das vias aéreas.

Este exame, por ser menos completo e preciso que a pletismografia, funciona como complemento aos restantes exames respiratórios.

É um exame utilizado principalmente em crianças com menos de dez anos, idosos e pacientes com dificuldades cognitivas ou motoras, que não reúnam condições para realizar uma Pletismografia.

Estudo da Capacidade de Difusão Alvéolo Capilar por CO

Os nossos pulmões são órgãos responsáveis pela oxigenação do sangue do corpo. Para essa função, possuem estruturas denominadas alvéolos pulmonares, que permitem a oxigenação do sangue nos capilares pulmonares bem como a eliminação do dióxido de carbono presente no mesmo. Entre os alvéolos pulmonares e os capilares existe uma membrana (formada pelas células de ambos) por onde ocorrem as trocas gasosas referidas, a membrana alvéolo-capilar pulmonar.

Com recurso a uma mistura de gases devidamente testada, calibrada e administrada em percentagens específicas, este exame permite a avaliação da integridade e desempenho desta estrutura e também o estudo da percentagem de alvéolos pulmonares que se encontram funcionais. Com esta informação, conseguimos avaliar se a barreira alvéolo-capilar estará a permitir uma correta oxigenação do sangue.

Este exame é especialmente importante em patologias do foro restritivo. DPOC, Enfisema, Sarcoidose, Edema ou Embolia pulmonar são apenas alguns exemplos de patologias que poderão causar alterações estruturais e funcionais na barreira alvéolo-capilar.

Para a realização deste exame o paciente deverá:

– Não ingerir álcool 4 horas antes do exame;

– Não fumar 24 horas antes do exame;

– Cessar oxigenoterapia 20 minutos antes do exame (apenas com indicação médica).

Oximetria

A Oximetria é um exame de rápida execução que permite observar a percentagem de oxigénio no sangue e também a frequência cardíaca (número de batimentos cardíacos por minuto). Este é um exame feito com bastante regularidade de modo a avaliar e controlar os parâmetros anteriormente citados após a prova e verificar se os mesmos se encontram estáveis.

Com recurso a um oxímetro de dedo, a má circulação sanguínea nas mãos, lesões e unhas pintadas podem dificultar a medição dos valores já citados.

Pedido de Marcação

Faça aqui o seu pedido de marcação online. Pode, se desejar, escolher o médico e respectivo acordo caso pretendido.

Marcação Online
Fechar

Pedido de
marcação feito!

Obrigado por ter escolhido
a Casa de Saúde.

Verifique por favor o seu e-mail.
Se não receber nada, contacte-nos!