Provas Funcionais Respiratórias
A importância das Provas para cuidar da sua Saúde Respiratória
As Provas Funcionais Respiratórias são conjunto de exames complementares de diagnóstico maioritariamente não invasivos que visam a avaliação, diagnóstico e acompanhamento da evolução de patologias do foro respiratório, bem como a avaliação do efeito e eficácia das terapias aplicadas. Dentro deste grupo estão incluídos diversos exames com objetivos distintos e que avaliam diversos parâmetros das vias aéreas, oferecendo dados tanto funcionais como estruturais sobre o sistema respiratório.
São exames específicos que requerem um elevado grau de colaboração por parte do utente. A importância da boa colaboração do doente passa, essencialmente, por três pontos chave:
- Escutar com atenção o que lhe é solicitado;
- Realizar somente as manobras que lhe são pedidas para fazer;
- Executar as manobras da forma mais correta que conseguir.
É muito importante ter em atenção que todos estes exames realizados dentro do laboratório de estudos respiratórios têm um elevado grau de sensibilidade, pelo que qualquer interferência nas manobras solicitadas poderá gerar alterações significativas nos resultados, levando a que, posteriormente, a terapia a aplicar (se necessário) não seja a mais adequada. Os erros podem dos mais variados tipos, desde a não realização da inspiração ou expiração da forma e no tempo correto, encerramento da glote durante a manobra, abertura da boca resultando em fugas, não estar sentado na posição correta para a realização do exame, entre outros. Todos estes erros levam a que os resultados não sejam aceitáveis, podendo tornar o exame inconclusivo. Todas as especificações e manobras a realizar são devidamente explicadas e demonstradas pelo profissional de saúde competente, que estará a seu lado durante todo o procedimento para o ajudar.
O papel das Provas de Função Respiratória
Cada
vez mais a população em geral tende a preocupar-se mais com a sua saúde, sendo
essa iniciativa
resultado de uma educação contínua ao longo dos tempos para esse efeito.
Sendo a
saúde um conjunto de fatores a trabalhar para o mesmo fim e não de forma individual, a preocupação com estado dos diversos sistemas
do nosso organismo deverá estar sempre
presente e o sistema respiratório não é exceção.
As provas respiratórias podem ser usadas como rastreio para diversas patologias, mas também para avaliação da eficácia da capacidade respiratória do indivíduo. A preocupação com a saúde respiratória tem, ainda assim, crescido nos últimos anos devido ao aumento das patologias associadas, fruto de uma diminuição da qualidade de ar que respiramos, bem como um aumento dos comportamentos de risco que temos. Assim, da mesma forma que existe uma preocupação com certo e determinado tipo de patologias noutros sistemas do corpo, a saúde respiratória deve ser alvo de um igual grau de observação, para que todo o organismo funcione de forma correta e saudável.
As doenças respiratórias são um grupo de patologias bastante frequente na nossa sociedade, requerendo um acompanhamento regular e uma avaliação rigorosa da sua evolução e a aplicação da terapêutica mais eficaz. Para esse efeito, a Casa de Saúde São Mateus possui um corpo clínico especializado juntamente com um laboratório equipado com o material e dispositivos necessários para garantir ao utente uma avaliação fidedigna e precisa da sua função respiratória.
Daniel Pedroso
Técnico de Cardiopneumologia CSSMH
Dr. Simões Torres
Médico Alergologista/ Pneumologista
Coordenador da Unidade de Pneumologia CSSMH
Últimas Notícias
- Resistência a Antibióticos: Uma Preocupação de Saúde pública mundial
- Cancro da Próstata: Os Homens também choram
- Dia Mundial da Terapia Ocupacional
- Anquiloglossia: sabe o que é?
- 6º Aniversário da Unidade de Pediatria da Casa de Saúde São Mateus Hospital
- Desafios na Amamentação: A Abordagem do Terapeuta da Fala
- Junho – Mês da Criança e do Adolescente – Ciclo de Workshops CSSMH
- Síndrome Intestino Irritável – o impacto da dieta
- O que é isso de ser Mãe?
- Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho – Corta com os Acidentes, Trabalha com Segurança