Teletrabalho em família
O desafio dos dias de hoje, as pausas para a saúde do amanhã!
No momento excecional que vivemos, trabalhar a partir de casa tornou-se fundamental.
Como medida preventiva para minimizar os impactos negativos causados pela COVID-19, o Governo recomendou à população que optasse pelo isolamento voluntário e procedeu à suspensão de todos os serviços não essenciais.
Em consequência e de forma súbita, as famílias deram por si numa nova estrutura; em que todos estamos em casa, em que o teletrabalho é a solução para a grande maioria das atividades profissionais e em que os mais pequenos precisam de brincar e as crianças, jovens e adolescentes precisam de se distrair mas também de estudar. Afinal de contas, temos muitos jovens que prosseguem as suas aulas/ tarefas com recurso a plataformas de ensino à distância.
Com toda a família a partilhar o mesmo espaço, como conseguimos tempo de trabalho e tempo familiar sem que ambos se misturem demasiado e sem que se sinta no meio de uma tremenda confusão, deixando-o sem tempo para si, para os mais pequenos e para cumprir os seus objetivos diários?
Para muitos, este é um conceito intimidador e desafiador, mas, bem executado, todos podem retirar muitas vantagens do teletrabalho: dos mais novos aos mais graúdos.
Agora que não está em contexto laboral dito normal, e com a azáfama que a correria do dia a dia nos impunha, terá mais tempo para cuidar de si, realizar uma alimentação equilibrada e um boa hidratação. Não esqueça, realizar pausas no teletrabalho, torna-se agora de extrema importância para que possa ser mais produtivo, dar o exemplo ao mais novos e estar bem física e emocionalmente, só assim irá disponibilizar tempo de qualidade para a sua família!
Tal como no trabalho, levante-se e afaste-se do seu computador. Vá para a cozinha e faça um lanche, aproveite e oriente as crianças nas suas atividades, tarefas… pare para beber um café, vá até à varanda, respire um pouco de ar fresco, faça um telefonema, fale com alguém em casa, o seu parceiro por exemplo…
Uma das melhores coisas de trabalhar em casa é que se está com dificuldades para se concentrar, pode fazer coisas que por vezes eram difíceis de executar no escritório, como por exemplo um plano de exercícios (Anexo) que o irá ajudar a aliviar a tensão muscular criada pelo momento presente e pelo tempo de trabalho. E porque não realizá-los em Família!
Com gestos como estes ajuda o seu corpo a manter uma postura eficiente e dá um bom exemplo aos mais pequenos que normalmente tendem também a passar horas a fio em frente aos ecrãs;
O segredo de uma boa postura, ou mais corretamente falando de uma postura eficiente para todos, é a variabilidade do movimento, é não nos mantermos horas na mesma posição e percebermos que com isto o nosso corpo fica num estado de maior equilíbrio e mais preparado para as tarefas a realizar, prevenindo o aparecimento da tão aborrecida DOR!
Sabia que, não realizar pausas no trabalho aumenta a inquietude e o desconforto corporal? Podendo mesmo ocasionar dor, diminuir a concentração e consequentemente a produtividade;
Por outro lado, realizar uma pausa, ajuda a reduzir os níveis de stress e ansiedade, melhora a criatividade e o desempenho mental e reduz o risco de declínio cognitivo, tornando-nos mais saudáveis e produtivos em geral.
Ajuste o seu tempo de foco de acordo com os fluxos e ritmos da sua energia e o tipo de trabalho, programe bem as suas pausas:
Desconecte-se por pelo menos durante 15 a 20 minutos depois de cada bloco de 60 a 90 minutos de trabalho.
Sessões de trabalho de 60 a 90 minutos são as mais sensatas porque este é o tempo durante o qual o seu cérebro pode ficar focado numa só tarefa
Uma outra possibilidade, e não menos válida, será trabalhar durante 50 minutos seguidos de 15 minutos de intervalo. Respeite o seu corpo, o seu estado e procure o seu próprio equilíbrio.
Lembre-se, o tempo de redes sociais ou verificar os seus e-mails a cada cinco minutos não contam como pausas produtivas. Veja da seguinte maneira, a ideia é sentir-se restaurado, revigorado e reenergizado depois do seu intervalo. Evite procrastinar.
É uma grande transição, é certo, mas como todas as mudanças tem pontos positivos, afinal nem tudo é mau mesmo quando acontece de forma inesperada!
Improvisar, reinventar a vida em trabalho e em família é neste momento um grande desafio para todos, então a equipa de pediatria da Casa de Saúde São Mateus quer dizer a todas as famílias que não estão sós e que os profissionais continuam a trabalhar em prol da sua saúde do seu bem-estar e dos seus!
Esperamos que os nossos conselhos sejam úteis para ajudar a tornar o que parece difícil em cada vez mais fácil e menos estranho, afinal estamos como sempre estivemos juntos na caminhada pela saúde de todos.
Ah, e por falar em conselhos saudáveis, não se esqueça, desligue o computador. É hora de descansar, não de trabalhar… Amanhã é outro dia!
Equipa da Unidade de Pediatria CSSMH
Últimas Notícias
- Resistência a Antibióticos: Uma Preocupação de Saúde pública mundial
- Cancro da Próstata: Os Homens também choram
- Dia Mundial da Terapia Ocupacional
- Anquiloglossia: sabe o que é?
- 6º Aniversário da Unidade de Pediatria da Casa de Saúde São Mateus Hospital
- Desafios na Amamentação: A Abordagem do Terapeuta da Fala
- Junho – Mês da Criança e do Adolescente – Ciclo de Workshops CSSMH
- Síndrome Intestino Irritável – o impacto da dieta
- O que é isso de ser Mãe?
- Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho – Corta com os Acidentes, Trabalha com Segurança