
Um retorno a uma não normalidade
Num período em que o confinamento colocou todos num estado de tensão e stress acrescido e em que o retomar será lento e gradual, devemos estar preparados física e emocionalmente.
Este artigo pretende abordar algumas estratégias saudáveis que podem e devem ser usadas pelas famílias, desde os mais novos aos mais crescidos, nesta nova organização, neste novo recomeço…afinal recomeçar não será apenas passar a usar máscara… a manter as medidas preventivas como a etiqueta respiratória, evitar ambientes fechados com aglomeração e sem ventilação ou higienizar as mãos frequentemente… Estas medidas representam, sem dúvida, formas importantíssimas de evitar a proliferação da doença Covid-19. No entanto, e no que toca a saúde, um recomeço cauteloso, requer que saiba mais sobre uma boa saúde, já que a fase de regresso será tão ou mais exigente para todos do que a fase de confinamento! Mas, para grandes desafios grandes respostas!
Num período de incertezas, a Informação saudável, útil e de qualidade é sem dúvida uma boa aliada!
A união foi palavra de ordem nesta fase tão difícil, por isso estamos certos de que, a cultura se enraizou e estaremos unidos para ultrapassar mais uma nova etapa.
O que efetivamente precisamos de saber nesta fase de retorno tão ansiada mas difícil?
Precisamos de nos fortalecer física e emocionalmente, assim, apelamos mais do que nunca, a que tenha um estilo de vida saudável, nem imagina o quanto pode fazer por si e pela sua família! Se tem dúvidas consulte o seu médico de referência e/ou outros profissionais de saúde que possam ajudar, esta deve ser uma fase muito e também de autocuidado, de regressar com calma e de forma ponderada, sem medos mas com toda a responsabilidade que o momento exige!
Saiba o que pode ser prejudicial e o que pode ajudar…esta leitura irá deixá-lo mais esclarecido!
STRESS o grande inimigo!
Stress Crónico- estratégias para restituir a normalidade
O Stress ocorre quando um organismo interpreta as mudanças no ambiente externo ou interno como uma ameaça à sua homeostase (condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar as suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo). A capacidade de um organismo desenvolver uma resposta adequada a mudanças ambientais potencialmente stressantes, requer um reconhecimento correto da mudança e a ativação de uma resposta ao stress.
O nosso corpo está preparado para solucionar situações de stress agudo, de curta duração. Mas será que também sabemos gerir o stress crónico, de longa duração?
A angústia, a ansiedade e o pessimismo alteram negativamente a resposta genética do nosso sistema imunitário. Muitas vezes, quando o stress se torna constante, surgem sintomas físicos como: sensação de peso nos ombros, dores no pescoço, tensão muscular, aumento da frequência respiratória e cardíaca, associados a sintomas do foro psíquico como medos, ansiedade, problemas de concentração e memória.
O estado de alerta gerado durante a permanência do stress tende a conduzir a uma situação de bloqueio inspiratório, que nos impede de ventilar correta e profundamente. A quantidade de oxigénio que disponibilizamos ao nosso organismo fica limitada e assim os músculos cansam-se mais rapidamente, sentimo-nos com menos forças, menos capazes…
Então…
RESPIRE…!
Sabia que a forma como respiramos influencia o nosso bem-estar físico e emocional? Respirar corretamente é um enorme aliado contra o stress, aumenta a resistência física e fortalece o sistema imunitário.
E será que o fazemos bem?
Nesta matéria saiba que o diafragma é um músculo especial, o principal músculo respiratório participando ativamente durante as fases inspiratória e expiratória. Além de essencial na respiração, este músculo tem uma enorme importância na Postura!
A respiração diafragmática- Um conselho para toda a família:
- Sentem-se confortavelmente ou deitem-se no chão ou cama, de costas;
- Coloquem a vossa mão esquerda na parte superior do peito, e a direita, na zona da barriga, logo abaixo das costelas.
- Quando inspiram e expiram, a mão esquerda deve permanecer imóvel, enquanto sentem a mão direita a subir e descer. Insista, até sentir que a sua respiração move somente a mão colocada no Abdómen.
- Quando perceberem que já conseguem realizar bem a respiração, prossigam lenta e ritmadamente, Inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Façam-no durante pelo menos 5 minutos.
Assim, ajudará a regular os níveis de oxigénio e dióxido de carbono, a reduzir o ritmo cardíaco e a ansiedade e a assegurar os níveis de nutrientes necessários na circulação.
A importância do nosso relógio biológico em épocas de stress:
Todos nós já ouvimos falar dos efeitos adversos da privação do sono, do quão importante é uma boa noite reparadora de sono; Nesta fase de retorno, o criar regras para uma boa higiene do sono faz-se ainda mais pertinente.
O nosso corpo está preparado para atividades mais energéticas no período da manhã e atividades mais relaxantes no período da tarde /noite. Então seja ativo depois de acordar. Quer realizar exercício físico mais intenso? As manhãs são sem dúvida a escolha ideal, aliás várias são as pesquisas que a par de mais energia reportam uma melhor performance no desenrolar da atividade.
À noite, é completamente desaconselhada a luz azul dos telemóveis, computadores, portáteis e tablets. Se tiver mesmo de o fazer use óculos para proteção da luz azul, ainda assim o melhor é organizar o seu dia de modo em que a noite seja para descansar! Evite stress no final do dia e não jante a horas tardias.
A nossa alimentação, estilo de vida e a Imunidade:
O nosso sistema imunitário (sistema de estruturas e processos biológicos que protegem o organismo contra doenças) está constantemente a defender-se dos ataques de micro-organismos causadores de doenças, como bactérias, vírus e fungos. Neste sentido, ter uma alimentação equilibrada e saudável é essencial porque fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento das células que compõem a barreira imunológica do corpo.
Quanta sabedoria e quanta saúde recebemos através as sopas das nossas avós?
Sabia que ingerir sopas pode ser muito importante para aumentar as nossas defesas? Esta maravilha da cozinha tradicional, com saberes que passam de geração em geração, tem propriedades e benefícios excelentes, como um ótimo aporte de proteínas e minerais, nutrientes que ajudam ao fortalecimento da capacidade de resposta de defesa do corpo. E aqui os mais novos não são exceção, priorizar alimentos naturais e evitar o consumo de produtos industrializados e alimentos ricos em açúcar, é ótimo para uma imunidade reforçada.
No caso dos bebés, o leite materno é sem dúvida um alimento especial pois contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e água que o seu bebé necessita para ser saudável no início da vida, beneficiando o sistema imunitário, que é nesta altura ainda imaturo.
Hidratar-se tem também um papel claro. A água é um componente fundamental de todas as células do organismo. Ela ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes.
Diversos são os estudos que comprovam uma relação direta entre o estilo de vida e o fortalecimento do sistema imunológico. Além de uma alimentação equilibrada, quantidade de água adequada e de uma higiene adequada, é recomendado que adultos e crianças mantenham uma prática regular de atividade física e contacto social com todos os cuidados inerentes à fase. Somos seres sociais, e comunicar com os nossos familiares, amigos e colegas de trabalho é também muito importante neste processo de defesa, vamos fazê-lo como e sempre que possível, mas em segurança.
A nossa atitude perante a vida, é um fator determinante para a tornar mais saudável e uma vida saudável é seguramente o maior desejo de todos nós. Afinal, sem saúde a vida não tem o mesmo significado. O melhor caminho para ser saudável no futuro começa no presente, os benefícios e os prazeres produzidos são simultaneamente imediatos e a longo prazo!

Equipa da Unidade de Pediatria CSSMH
pediatria@casadesaude.pt
Últimas Notícias
- Ouvir e Perceber
- A Medicina Dentária e o Impacto na Saúde Geral
- A Tecnologia ao Serviço da Amamentação – Laserterapia e Tecarterapia
- Resistência a Antibióticos: Uma Preocupação de Saúde pública mundial
- Cancro da Próstata: Os Homens também choram
- Dia Mundial da Terapia Ocupacional
- Anquiloglossia: sabe o que é?
- 6º Aniversário da Unidade de Pediatria da Casa de Saúde São Mateus Hospital
- Desafios na Amamentação: A Abordagem do Terapeuta da Fala
- Junho – Mês da Criança e do Adolescente – Ciclo de Workshops CSSMH